À CDN, Leite explica sobre ações do governo e os próximos passos após temporal; Santa Maria é uma das cidades em situação de emergência

Caroline Souza e Vitória Parise

À CDN, Leite explica sobre ações do governo e os próximos passos após temporal; Santa Maria é uma das cidades em situação de emergência

Foto: Divulgação

Em entrevista, o governador afirmou que pedirá ajuda financeira ao governo federal para realizar obras de reconstrução nas áreas atingidas pelo temporal.

O governador Eduardo Leite elencou como prioridade absoluta a recuperação dos estragos deixados pelo forte temporal que atingiu Santa Maria e mais de 50 cidades no Rio Grande do Sul. Ao vivo no programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, nesta quinta-feira (18), ele conta sobre as ações realizadas nos últimos dias e como será feito o repasse de verbas para a recuperação dos municípios afetados. Até o momento, três cidades da Região Central, incluindo Santa Maria, declararam situação de emergência — número que, segundo Leite, deve aumentar até o final do dia.

— A gente vai colocar todo o foco com a nossa Casa Militar, responsável pela coordenação do Defesa Civil, para o mais rapidamente fazer análise e o reconhecimento da situação de emergência desses municípios. Ao lado disso, o levantamento dos estragos ocorridos nesses municípios para que a gente possa estimar quais são os valores necessários e possíveis a serem alcançados pelo Governo do Estado — explica.

Em uma entrevista para a CNN na tarde de quarta (17), ele destacou a gravidade da situação e a necessidade de recursos para enfrentar os impactos e oferecer assistência para as famílias afetadas:

— O governo do Estado já aportou do seu próprio orçamento quase R$ 300 milhões, que não estavam no planejamento orçamentário, para poder oferecer ajudar aos municípios, hospitais, estradas e famílias afetadas. Naturalmente, a gente não consegue fazer tudo isso sozinho e precisamos também do apoio do governo federal — explica.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Região Central

Na Região Central, três municípios decretaram situação de emergência: Santa Maria, Restinga Sêca e Agudo. A medida busca agilizar os procedimentos de resposta do Executivo e resguarda a prerrogativa de buscar recursos externos futuros, caso necessário.

Além disso, entre as cidades que reportaram danos ao Estado também está São Vicente do Sul, onde o Hospital São Vicente Ferrer, que atende a cidade, teve sua estrutura destruída em decorrência das fortes chuvas

Ainda na quarta-feira (17) o governo estadual anunciou um repasse de recursos para a recuperação da estrutura do hospital. Durante a entrevista, o governador ressaltou que há uma determinação para que o repasse seja feito o mais rápido possível, mas ainda não há uma definição sobre o valor total que será disponibilizado.

— A prefeitura e o hospital precisam apresentar um anteprojeto para que possa ser feita uma estimativa de valores e o repasse do recurso. Eu recebi ontem (quarta-feira), em meu gabinete, o prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, e assegurei a ele que vamos garantir os recursos necessários para fazer a reconstrução — afirma o governador.

Em Santa Maria, mais de 300 casas foram destelhadas, árvores caíram em diversos pontos da cidade e muitas residências ainda estão sem energia elétrica. Equipes da Defesa Civil trabalham em conjunto para oferecer o suporte necessário aos moradores e realizar os reparos em diversas vias públicas da cidade.


Energia elétrica

Conforme a Rio Grande Energia (RGE), 19 mil clientes permanecem sem energia elétrica na Região Central, boa parte deles em Santa Maria. 

Em contato com o Diário na noite de quarta-feira, a RGE manifestou que as equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento nos locais atingidos. Porém, não respondeu sobre a previsão de normalização do serviço. 

Quanto à responsabilidade do Estado em relação ao atendimento prestado pelas concessionárias no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite destacou que foi realizada uma reunião com representantes das distribuidoras e com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com objetivo de acompanhar e cobrar o retorno do serviço.

— É importante lembrar a população que toda a performance das companhias, como indicadores de tempo de interrupção do serviço, é avaliada e pode acarretar em sanções e punições caso elas deixem de cumprir os parâmetros estabelecidos em contratos para a sua operação. O governo do Estado acompanha, cobra e fiscaliza este trabalho.

Conforme o governador, a expectativa é de que, até sexta-feira (19), o serviço seja restabelecido para a maioria dos clientes do Estado.


Confira a entrevista completa:


Novos recursos

Na terça (16), os gaúchos cadastrados no sistema de SMS da Defesa Civil receberam com antecedência um alerta sobre a possibilidade da chegada do temporal no Estado. Agora, Leite conta que o Estado está investindo em novas tecnologias:

— Estamos contatando novos radares meteorológicos para o Estado, que vai nos dar maior precisão dos dados para emitir os alertas – comenta.


Quer receber os alertas da Defesa Civil no celular? Veja o passo a passo:​

  • Pegue o seu celular e envie uma SMS para o número 40199
  • Na mensagem, digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto. Você pode cadastrar quantos CEPs você quiser.
  • Pronto! Com o cadastro feito, você fica alerta sobre a possibilidade de temporais, deslizamentos e inundações. O serviço é gratuito.


Atualizações 

O governador usa o Instagram como uma ferramenta para atualizar e orientar a população antes mesmo do temporal atingir o solo gaúcho. Desde terça, Leite vem publicando vídeos e atualizando a situação no Estado. O último alerta foi feito na quarta, já que a previsão apontava a possibilidade de chuvas fortes e vendavais no final do dia. Porém, nenhum estrago de grande porte foi documentado.




Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após mais de 36 horas do temporal, moradores de pelo menos 14 bairros de Santa Maria seguem sem luz Anterior

Após mais de 36 horas do temporal, moradores de pelo menos 14 bairros de Santa Maria seguem sem luz

Neste ano, Rodeio do Conesul será entre 7 e 10 de março Próximo

Neste ano, Rodeio do Conesul será entre 7 e 10 de março

Geral